Como olhar para as profecias da Bíblia de uma maneira que se adapte à vontade de Deus
No entanto, quando se trata de como essas profecias serão cumpridas, não é algo que nós, como seres humanos, possamos compreender.
Como a escritura diz: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:20-21).
Aqui ficou claro que as profecias vêm de Deus. Portanto, nós, seres humanos, só podemos conhecer o verdadeiro significado de uma profecia depois de cumprida. A atitude correta em relação às profecias é a de observar, esperar e procurar. Não é para interpretá-los com base em nosso próprio entendimento. Dessa forma, mesmo que uma profecia já tenha sido cumprida, negaremos Seu cumprimento, porque estamos nos apegando ao seu significado literal. De fato, este é um erro cometido pelos fariseus ao lidar com as profecias sobre a vinda do Messias.
Antes do nascimento do Senhor Jesus, os fariseus da fé judaica haviam formado uma imaginação de como seria quando o Messias chegasse, de acordo com a interpretação literal das profecias em Isaías 7:14, 9: 6-7 e Miquéias 5: 2. Em sua imaginação, o Messias nasceria de uma virgem em Belém e seria chamado Emanuel; Ele cresceria em um palácio e governava Israel enquanto estava sentado em um trono. No entanto, quando as profecias foram cumpridas, a maneira como eles O imaginaram acabou sendo contrária aos fatos. O que eles realmente viram foi: O Senhor nasceu da Maria casada e da família de um carpinteiro, e foi chamado Jesus; Ele veio de Nazaré...
Isso é muito diferente do significado literal das profecias. Portanto, mesmo vendo que a obra e a pregação do Senhor Jesus tinham autoridade e poder, os fariseus não reconheceram o Senhor Jesus como o Messias prometido. Em vez disso, eles até blasfemam o Senhor Jesus, dizendo que Ele dependia do príncipe dos demônios para expulsar demônios. Assim, eles cometeram o pecado de blasfemar contra o Espírito Santo, ofenderam o caráter de Deus e nunca ganharam o perdão do Senhor. E aqueles plebeus que não tinham discernimento e acreditavam no que os fariseus disseram também perderam a salvação de Deus. A partir deste exemplo, podemos ver que, como os fariseus mantiveram sua imaginação e o significado literal das profecias, eles arruinaram a si mesmos e também a outros.
Com dois mil anos se passando, o mundo hoje testemunhou desastres frequentes e os sinais da volta do Senhor; agora é o momento chave para saudar a vinda do Senhor. Ao ler: "os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (Atos 1:11). alguns crentes interpretam essas palavras literalmente e pensam que desde que o Senhor subiu ao céu em uma nuvem, Ele certamente virá entre nós enquanto cavalga numa nuvem do céu. Consequentemente, eles frequentemente olham para o céu, desejando o dia em que o Senhor subitamente descerá entre nós em uma nuvem. Mas você já pensou se o modo como eles olham para as profecias da Bíblia está de acordo com a vontade do Senhor?
As palavras de Deus dizem: "E tudo o que o homem entende é de acordo com seu significado literal e também de acordo com sua imaginação; eles estão fora de linha com os princípios da obra do Espírito Santo e não se ajustam às intenções de Deus ... É verdade que o Próprio Deus disse isso, mas você não sabe que nenhum homem pode sondar os mistérios de Deus? Você não sabe que nenhum homem pode explicar as palavras de Deus? Você tem certeza, sem qualquer sombra da dúvida, que você foi esclarecido e iluminado pelo Espírito Santo? Certamente não foi isso que o Espírito Santo mostrou a você de maneira tão direta? Foi o Espírito Santo quem instruiu, ou suas próprias concepções levaram você a pensar assim?"
As palavras de Deus nos dizem que ninguém pode compreender os mistérios de Deus; confiar em nossa imaginação para interpretar profecias literalmente não está em conformidade com as intenções de Deus. Você já pensou se, quando as profecias da volta do Senhor forem cumpridas de uma maneira diferente do Seu significado literal, seguiremos os passos dos fariseus em resistir a Deus enquanto cremos Nele? Portanto, devemos nos separar de nossas imaginações. Somos todas criações de Deus e, portanto, não sabemos como Deus realizará Sua obra. Embora alguns profetas tenham falado algumas profecias depois de receber a revelação de Deus, eles não sabiam Seu verdadeiro significado ou como seriam cumpridos. Somente depois que o próprio Deus vem cumpri-los, podemos saber como as profecias se tornam realidade.
Então, qual é o verdadeiro significado das profecias sobre a vinda do Senhor Jesus com nuvens?