O significado do arco-íris como sinal da aliança entre Deus e o homem

15-09-2019
Arco-íris
Arco-íris

🍀Enquanto eu olhava pela janela do carro, vi um arco-íris aparecer no céu. Tinha acabado de chover. Isso me lembrou da história do dilúvio que destruiu a Terra no tempo de Noé, e que Deus usou um arco-íris para fazer Sua aliança com o homem.

Em Gênesis 6:13, Deus disse: "O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra." Quando li este verso pela primeira vez, tudo o que eu sabia era que, no tempo de Noé, as pessoas eram pecadoras, sexualmente imorais e corruptas. Assim, Deus teve que destruir a Terra com as águas do dilúvio. Entretanto, somente Noé adorou a Deus; sua família de oito construiu a arca de acordo com as instruções Dele, e acabaram por sobreviver ao dilúvio. Mais tarde, li as palavras de Deus em Gênesis 9:11-13: "Sim, estabeleço o meu pacto convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal do pacto que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas: O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra. " Fiquei confusa e me perguntei o porquê de o arco-íris ter sido usado como sinal da aliança e qual seria a intenção por trás dessa aliança entre Deus e o homem. Um dia, eu li dois parágrafos de um livro que tocou meu coração, o que me revelou mais a respeito do porquê Deus usou o arco-íris para estabelecer Sua aliança com o homem.

Diz: "Originalmente, Deus criou uma humanidade que a Seus olhos era muito boa e próxima a Ele, mas que foram destruídas pelo dilúvio depois de se rebelarem contra Ele. Doeu em Deus que tal humanidade simplesmente desapareceu instantaneamente dessa maneira? Claro que sim! Então, qual foi a expressão dessa dor? Como está registrado na Bíblia? Está registrado na Bíblia o seguinte: "Sim, estabeleço o meu pacto convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra". Essa simples frase revela os pensamentos de Deus. Essa destruição do mundo doeu muito Nele. Nas palavras do homem, Ele ficou muito triste."

"A destruição do mundo desta vez foi algo que Deus queria? Definitivamente não era o que Deus queria. Podemos ser capazes de imaginar uma pequena parte da visão lamentável da Terra após a destruição do mundo, mas não podemos chegar perto de imaginar como era a cena na época aos olhos de Deus. Podemos dizer que, quer sejam as pessoas de agora ou de antes, ninguém é capaz de imaginar ou apreciar o que Deus estava sentindo quando Ele viu aquela cena, aquela imagem do mundo após sua destruição pelo dilúvio. Deus foi forçado a fazer isso devido à desobediência do homem, mas a dor sofrida pelo coração de Deus a partir dessa destruição do mundo pelo dilúvio é uma realidade que ninguém consegue imaginar ou apreciar. É por isso que Deus fez uma aliança com a humanidade, que foi para dizer às pessoas para lembrar que Deus uma vez fez algo assim, e jurar a elas que Deus nunca mais destruiria o mundo de tal maneira. Nessa aliança, vemos o coração de Deus -vemos que o coração de Deus estava sentindo dor quando Ele destruiu essa humanidade. Na linguagem do homem, quando Deus destruiu a humanidade e viu a humanidade desaparecer, Seu coração estava chorando e sangrando."

🍀Antes de ler essas palavras, sempre imaginei que as pessoas no tempo de Noé eram más e corruptas, então, por causa da cólera e da ira de Deus contra o homem, pensei que Ele ficaria feliz quando destruísse a humanidade. Porém, percebi que estava totalmente enganada após de ler isso. A essência de Deus é o amor. Ele ficou extremamente magoado quando viu que a humanidade tinha sido destruída pelo dilúvio. Ele não estava disposto a destruir Sua criação, que criou com Suas próprias mãos. Portanto, o Deus ordenou a Noé que construísse uma arca e anunciasse a vinda do dilúvio. Por mais de 100 anos, Deus deu a chance para que os humanos se arrependessem, período em que a arca estava sendo construída por Noé. Desde que os homens se arrependessem, Ele permitiria que continuassem a viver. Entretanto, independentemente de como Deus lembrou e exortou os homens, ninguém estava disposto a aceitar a boa intenção Dele e se arrepender. Eles não acreditaram que o dilúvio fosse acontecer e até mesmo zombaram de Noé e da sua família por seguirem o comando de Deus para construir a arca. O caráter de Deus é justo e santo, e Ele não permitiu que qualquer imundice ou corrupção permanecessem. Por fim, Ele precisou destruir aqueles que eram corruptos e maus e que não haviam se arrependido.

Quando Deus viu que a Terra inteira estava coberta com água, sem mais florestas e respiração humana, Ele se entristeceu. Mesmo com esse coração triste, Deus ainda se importou com a humanidade. Como um sinal para advertir os seres humanos a não praticarem o mal, Ele firmou Sua aliança com o homem usando o arco-íris e jurou que jamais destruiria a humanidade com um dilúvio outra vez. Como está escrito em um livro: "Na superfície, Deus fez algo fácil para Se despedir da humanidade anterior, resolvendo o passado e tirando uma conclusão perfeita para a destruição do mundo pelo dilúvio. No entanto, Deus havia enterrado a dor deste momento profundamente dentro de Seu coração. Numa época em que Deus não tinha ninguém em quem confiar, Ele estabeleceu uma aliança com a humanidade, dizendo-lhes que não destruiria o mundo com um dilúvio novamente. Quando o arco-íris aparece, é para lembrar às pessoas de que tal coisa aconteceu uma vez, para avisá-las a não fazerem coisas más. Mesmo em um estado tão doloroso, Deus não Se esqueceu da humanidade e ainda mostrou tanta preocupação por eles. Isso não é amor e altruísmo de Deus?"

Sim, este é o amor incondicional de Deus. Ele manteve toda a dor provocada pela destruição dos humanos no fundo do Seu coração, cuidou dessa humanidade e guiou a vida de Noé e de sua família na Terra. Deus oferta Seu cuidado definitivo aos humanos e Seu amor para com eles é real e verdadeiro. Portanto, desde que a aliança foi estabelecida, de Noé até agora, nunca mais aconteceu outro dilúvio. Deus é fiel e nunca quebrará Suas promessas. Essa é a prova da Sua autoridade, conforme diz a palavras de Deus: "Eu quero dizer o que Eu digo, e o que Eu quero dizer será realizado, e o que Eu realizar durará para sempre." Desde então, o arco-íris tem aparecido após as chuvas, e isso nos lembra que Deus nunca mais destruirá a humanidade com uma inundação, e a partir disso eu sinto o amor de Deus e como Ele cuida dos seres humanos e os estima.

O som da sirene de um carro me despertou. Havia mais e mais carros e pessoas na rua. Outra vez, eu me perdi em meus pensamentos: nos dias de hoje, pessoas são ainda mais corruptas do que as que viveram no tempo de Noé. O Senhor Jesus disse: "Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:37-39). Essa é uma profecia sobre a segunda vinda de Cristo nos últimos dias. Observando aqueles que apreciam a vida mundana, são sexualmente imorais e veneram o mal, cada palavra e ação suas vão de encontro ao que é certo, e eles não estão interessados em coisas positivas. Todos são gananciosos e egoístas, além de competirem entre si com malícia, traição. Até mesmo pais e irmãos ficam uns contra os outros em prol de seus próprios benefícios. Ademais, o coração das pessoas está repleto de heresias que negam e resistem a Deus, além de não acreditarem que Ele retornou. Como Deus tratará esse tipo de pessoa?

🍀Quando Noé anunciou primeiramente que Deus destruiria o mundo com uma inundação, Deus ofereceu à humanidade uma oportunidade de arrependimento, porém ninguém acreditou nele. Por causa de sua natureza corrompida e rebelde, Deus finalmente os destruiu com o dilúvio. Do mesmo modo, Deus odeia o comportamento de maldade dos humanos hoje em dia, mas Ele também é misericordioso com o homem. Assim, Deus nos dá a oportunidade do arrependimento, trazendo-nos o evangelho eterno nos últimos dias. Ele fala conosco e nos resgata da corrupção. Como está escrito em Apocalipse 14:6: "E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo." E como está escrito em João 16:12-13: "Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras."

Embora sejamos maus e corruptos, Deus continua a realizar Sua obra de salvação da humanidade com todas as verdades que nós precisamos a fim de sermos salvos nos últimos dias. Então, como respondemos àqueles que compartilham o evangelho do reino conosco? Seremos iguais àqueles do tempo de Noé, obstinados e impenitentes? Nosso Senhor Jesus disse: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3). "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem" (John 10:27). Quando ouvimos o evangelho do reino ser anunciado, nós devemos ser humildes e buscar com uma mente aberta, ouvindo a voz de Deus atentamente e deixando que Sua palavra nos guie, que essa palavra seja o fundamento da nossa existência, jamais buscando as tendências malignas deste mundo. Deveríamos nos abster de todas as coisas negativas e viver na luz de Deus para sempre. Esta é a escolha certa a ser feita.

🍀Enquanto eu parava de pensar e olhava para o céu outra vez, o arco-íris ainda estava lá, e meu coração estava repleto de gratidão a Deus. Orei silenciosamente em meu coração: "Deus, estou disposto a me arrepender, quando alguém anunciar o evangelho da Tua segunda vinda a mim, eu escutarei a Tua voz e seguirei os Teus passos."

Por Liu Fang, China

Tradução:Alan Dalles

Fonte: Bíblia de Estudo  

Louvado o Salvador Jesus 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora